POTINHOS DA GRATIDÃO

Vamos de tutorial???

Sabe aqueles potinhos da gratidão que servem para nos lembrar o tanto de bênção que recebemos ao longo da vida, de um ano, de uma fase da nossa existência???

É uma embalagem, bonita!, com um bloquinho e algo para anotar as coisas boas, felizes, especiais que nos acontecem. Aí, a cada bom momento, paramos, agradecemos, registramos o que houve e vamos guardando.

Num dia escolhido (aniversário, fim de ano...), os papeizinhos são lidos na sequência, possibilitando que tenhamos mais consciência da dimensão do cuidado, proteção e privilégios que nos acompanham nessa jornada.

Gostou?

Então vamos fazer o nosso próprio Potinho da Gratidão com o reaproveitamento de embalagens de requeijão ou vários para presentear.

Você vai precisar de: 1) potes de requeijão limpos e higienizados (dica: assim que o produto acabar, lave normalmente, seque e guarde numa espécie de "depósito de sucata", pois são muito úteis e resistentes); 2) viés largo; 3) retalhos de tecidos (quanto mais algodão, melhor para trabalhar. A chita é ótima); 4) cola branca (nem precisa ser da melhor. Se estiver muito grossa, misture um pouco de água antes de usar); 5) pincel; 6) tesoura amolada; 7) fitinhas de cetim, barbante, fuxico, botões, para decorar; 8) bloquinho tipo post-it e um lápis ou caneta; 9) caneta permanente se quiser escrever no pote/tecido. Comece limpando novamente os potinhos com um pano úmido (preferencialmente com álcool); deixe secar completamente; meça o tecido de acordo com cada tipo de pote, pois existem muitas variações, e recorte uma tira em forma de retângulo um pouco maior do que as medidas do copo; passe cola em toda lateral externa do copo; comece colando o tecido no sentido horizontal e vá ajustando até sobrepor um pouco. Passe cola na beirada do tecido para fixar. Para ajudar, use prendedores de roupa para prender na borda superior e deixe secar bem (uma noite, quando o tempo está mais quente, é suficiente). Para fazer o acabamento, meça a borda superior e recorte um pedaço de viés com um centímetro a mais. passe cola na beirada do copo e prenda o viés. Também pode usar prendedor de roupa para auxiliar (mas tome bastante cuidado quando for retirá-los) e deixe secar bem; Retire, com a tesoura, o tecido que sobrou no fundo, na lateral, para dar acabamento; Corte pedaços de fitas de cetim, cordão, elástico colorido para dar uma volta no copo e dar um laço. Pode decorar com fuxico, botões, flores, ou o que mais a imaginação mandar.

Acrescente um bloquinho tipo post-it e um lápis ou caneta (podem ir dentro do potinho, ficar presos por um mini prendedor, clips ou no próprio enfeite).

Se preferir, coloque mais alguma coisa dentro do potinho, como doces, biscoitinhos feitos por você, material de papelaria bem fofinhos, algo que esteja relacionado à pessoa que vai receber ou ao momento...

Sempre guardo e, pelo menos uma vez no ano, uso. Além do potinho da gratidão, já fiz lembrancinhas de aniversário, e chá de bebê, de evento sobre sustentabilidade, decoração de festa junina...

Você prolonga a vida útil da embalagem e, bem cuidada, vai durar muitos anos.

O reaproveitamento das coisas deve ser incorporado no nosso cotidiano como uma medida de sustentabilidade, economia e educação ambiental.

Práticas enviadas por Andréa Luiza Collet.

Conecte-se com Andréa pelo Linkedin 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.